Marcos 11:12-14 – Parábola da Figueira

Marcos 11:12-14

Imagem de uma figueira gerada na Firefly

Em Marcos 11:12-14, Jesus amaldiçoou a figueira que era infrutífera. Conhecida como a parábola da figueira, a lição que Jesus ensinou para os seus discípulos têm várias interpretações, e cada pessoa interpreta de seu jeito. Vamos observar as palavras de Jesus.

Marcos 11:12-14

12 No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.

13 Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.

14 Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.

No dia seguinte, Jesus e seus discípulos passaram pela mesma figueira.

Marcos 11:20-23

20 E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.

21 E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.

22 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;

23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

Interpretação Marcos 11:12-23

Embora não fosse época de figos, a figueira crescera e tinha folhas. Aquela árvore já se formara e poderia sim ter frutos, mas se recusara. Sendo assim, Jesus a amaldiçoou. Assim como no meu livro Hannah Light, a protagonista se recusara a ir atrás do seu sonho de se tornar inventora, mesmo com todas as chances favoráveis para ela, teve consequências.

Árvore que não dá frutos se torna lenha.

Na maioria das vezes, temos tudo ao nosso favor, mas se recusamos a seguir nossos sonhos e vontades, uma vez negligenciando isso, tendemos a perder a fé em nós mesmos.

Concluindo dessa forma, Jesus nos ensina que precisamos ter fé e não duvidar do nosso coração, pois somente quem crê será atendido em suas preces.

nofap